BEM VINDOS!!!

ESTE BLOG É DESTINADO A TODOS QUE AMAM A LEITURA! A NOSSA BIBLIOTECA MUNICIPAL ESTÁ DE CARA NOVA, VALE RESSALTAR QUE PELA PRIMEIRA VEZ TERÁ SEUS LIVROS INFORMATIZADOS.
AGORA É A HORA DE APROVEITAR O QUE TEM DE NOVO E DESCOBRIR, CURTIR, APRECIAR, ENFIM, VIVER A LEITURA!!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

REABERTURA DA BIBLIOTECA

Flagrante da reinauguração da Biblioteca Municipal
30/08/2010

Em uma solenidade bastante concorrida o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, inaugurou na manhã desta segunda-feira, 30, a reabertura da Biblioteca Municipal professora Leonídia Avelino de Moraes.  Além de ampla, arejada e com localização estratégica – no cruzamento da Rua 6 de Outubro com a Padre Casemiro -, o espaço foi reaberto com novas estantes, mesas, equipamentos audiovisuais, telefone, internet e um novo acervo com 1088 obras.
O resgate da Biblioteca foi uma das metas estabelecidas pela atual gestão e também possibilitará a implantação de um Telecentro com 14 computadores que ficarão a disposição da comunidade.  Além disso, explica o prefeito Túlio Fontes, a Biblioteca passará a ser um espaço cultural, destinado a recitais, exposições artísticas, lançamentos de livros e outras atividades do gênero.
O objetivo final, de acordo com prefeito é fazer com que a população desfrute mais do espaço. “De nada adianta termos um prédio espaçoso, bonito e equipado, se as pessoas não têm acesso ou não sabem da sua existência”, indagou reafirmando seu desejo de que a Biblioteca passe a ser um elo com a população sobre tudo a estudantil.
Segundo a professora Eliete Silva, que até pouco tempo integrava uma das divisões da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, desde que assumiu, a atual administração se preocupou com a situação da Biblioteca.
Ela conta que a mudança da antiga sede, do Palácio Anibal da Mota, ocorreu por determinação do prefeito Túlio Fontes que temia que as péssimas condições do prédio danificassem o acervo centenário.
A professora diz que a situação fez com que o prefeito levasse à Cuiabá e a Brasília um projeto que culminou com a inclusão de Cáceres no programa Livro Aberto de Modernização das bibliotecas publicas, executado em conjunto com o governo do Estado.
É este projeto, segundo ela, que possibilitou que a Biblioteca recebesse novos acervos, equipamentos e até treinamento para várias atividades, entre elas, a catalogação.
Em relação à participação do município, ela explica que a prefeitura deu como contrapartida uma sede adequada, linha telefonica, internet, servidores e uma infra-estruturar básica. Além disse, coube a prefeitura a criação da Associação dos Amigos da Biblioteca, uma estratégia do projeto para fomentar doações e a visitação do espaço.
O resultado da inserção da cidade no projeto, de acordo com Eliete Silva, proporcionara, em curto prazo, a catalogação de todo acervo, o que nunca foi feito. Além disso, uma equipe liderada pela chefa da Biblioteca, Divina dos Santos, vai trabalhar em breve no inventario para verificar as condições do acervo e quais obras precisarão ser restauradas.
A escolha da nova sede foi elogiada pela coordenadora da Biblioteca Pública Estadual “Estevão de Mendonça”, de Cuiabá Salime Daige Marques. Em recente visita a cidade, a gestora do programa Livro Aberto no Estado, disse que o local é perfeito para uma biblioteca.
Durante a solenidade o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Sandro Miguel da Silva Paula, destacou o trabalho da professora Eliete Silva e a determinação do prefeito Túlio Fontes em melhorar as condições da Biblioteca e transformá-la em um ambiente de interação com a população.
Ele ainda lembrou a articulação do prefeito que garantiu mais de R$ 500 mil junto ao Governo Federal para a restauração do prédio da antiga Biblioteca e a reforma do auditório Centro Municipal de Cultural, que será transformado em um teatro.
O secretário ainda salientou que está se esforçando junto com sua equipe para atender as determinações do prefeito que quer o resgate e o culto as tradições cacerenses.
Sandro de Paula ainda destacou a forma competente com que o prefeito viabilizou a implantação do Telecentro junto ao Governo Federal.
O prefeito por sua vez elogiou o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, e afirmou que o secretário Sandro Miguel tem feito grandes ações para resgatar a memória cacerense através de eventos culturais. Ele citou como exemplo a recente realização do Arraiá Pantaneiro que trouxe de volta as festa de santo.
Túlio Fontes aproveitou para convidar a população a desfrutar biblioteca e ao mesmo tempo defender os interesses e a história de Cáceres. “Possuímos uma história rica e bonita que temos que conhecer e ter orgulho de divulgar”, disse.
Ao falar das articulações que vem fazendo para realização de obras no município, Túlio Fontes afirmou que até o final do ano serão lançadas 12 obras de infra-estrutura que irão beneficiar milhares de pessoas. Entre elas, será a reforma completa da Praça Barão do Rio Branco. “Será uma das Praças mais bonitas do mundo”, adiantou.
Um dos pontos altos da solenidade foi o descerramento da placa inaugural antecedida do canto do hino de Cáceres que foi ampliado por um coro de vozes de alunos da Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes.
O publico ainda foi brindado com versos recitados pelos poetas Fernando Miranda e Toninho Costa.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam os secretários José Eduardo Ramsay Torres (Obras), Eliene Liberato Dias (Ação Social), Valéria Alves (Governo), James Cabral (Agricultura) e o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Ponte, Vitor Urtado, além de coordenadores e dezenas de servidores da prefeitura.Por: Assessoria/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário